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segunda-feira, 31 de maio de 2010

Idéias que motivam

Aluno desmotivado não aprende, e se não aprende começa a tentar desviar a atenção dos outros. Em pouco tempo você já tem vários alunos com problemas. Tente motivar seus alunos com aulas mais atraentes e diversificadas. Leve músicas, violão, vídeos, jogos, torne a aula mais dinâmica e faça com que eles participem mais, tomando uma parte da responsabilidade do andamento das coisas em suas mãos. Antes de começar uma matéria nova, dê uma introdução e peça a eles que pesquisem sobre o assunto, na aula seguinte faça perguntas e através delas construa sua aula. Em vez de escrever as coisas na lousa, leve cartazes coloridos e com desenhos ou figuras, além de ficar mais interessante para eles, você poderá usá-los de novo com outras turmas, além de poupar o tempo que você gasta enchendo a lousa. Dê tarefas criativas, nas quais o aluno coloque em prática aquilo que aprendeu ou que já sabe. Dê trabalhos em grupo na classe e fora dela para promover a interação dos membros da classe, tornando o ambiente amigável e cooperativo. Faça as coisas de maneiras diferentes, surpreenda seu aluno, para que ele nunca saiba como será sua aula.













domingo, 30 de maio de 2010

Movimentar-se é preciso.

As crianças estão cada vez mais cedo ligadas às novas tecnologias; o que não é ruim. O problema está em: quando se gasta tempo demais diante da tela do computador não se valoriza a prática de atividades físicas tão importante para circulação sanguínea e prevenção de doenças.
Estimular brincadeiras direcionadas para a movimentação do corpo, combate diretamente a obesidade causada, entre outros motivos, pela vida sedentária.
Planejar aulas que valorizem a movimentação é pantar nos alunos a semente de saúde e qualidade de vida.

sábado, 29 de maio de 2010

O conhecimento através do brincar


Dentro do contexto social educacional a oportunização do brincar assumiu características próprias, pois seu papel dentro do campo da educação cresceu e hoje podemos afirmar, com segurança, que ela é um aagente de mudança do ponto de vista educacional, e por acreditar nessa afirmação, considera-se que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico; ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibraçao com o mundo.



Brincando e jogando, a criança reproduz suas vivências, transformando o real de acordo com os seus desejos e interesses. Por isso, pode-se dizer que atraves do brinquedo e do jogo, a criança expressa, assimila e constrói a sua realidade. É o reconhecimento do valor inerente ao prazer de pertencer a esse enorme tabuleiro onde ganha-se, perde-se, joga-se e aprende-se; sempre.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Algumas atividades para a Educação infantil...

Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.

Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.






Caminho Colorido: com folhas de papel pardo , faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.

Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.De onde vem o cheiro?: A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.




Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.

Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.



Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.




Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

TRADICIONAL(REAL) X DINÂMICO(IDEAL)

Podemos observar que os bons docentes costumam encontrar métodos adequados, selecionando os que consideram os melhores entre numerosas fontes de informação disponíveis. Os métodos tradicionais de ensino não são totalmente bons ou ruins, nem todas as práticas educacionais modernas são merecedoras de aceitação ou de rejeição indiscriminadas. Um professor que ministra suas aulas de modo expositivo, considerando que todos os seus alunos terão conteúdo suficiente para fazer suas provas, não faz de suas aulas a porta do sucesso de seus alunos. Notamos nessa mentalidade o não-comprometimento com o magistério, pois esse mestre não se importa muito com os seus alunos, e não leva em conta a possibilidade de que eles não queiram aprender a fazer sua tarefa e que estejam ali apenas para receber o diploma. Observamos também que freqüentemente em sala os professores solicitam silêncio absoluto de todos os seus alunos, não aceitando ser interrompidos em hipótese alguma, e, quando alguém "ousa" fazê-lo, acabam com a aula. Eles passam a falar da indisciplina dos alunos e não respondem o que lhes foi perguntado. Aulas cansativas são uma constante, quando um professor as ministra de forma expositiva com cálculos por tentativas, o que acreditamos ser inadmissível, pois leva o aluno a vê-lo como incompetente, e não como um bom professor, aproveitando de forma insatisfatória seu tempo. Os alunos sentem muitas dificuldades em entender o que o professor quer que eles aprendam. Alguns se sentem desestimulados por não terem suas necessidades satisfeitas.

A criatividade e a curiosidade que existem em cada ser humano tornam-nos sempre interrogativo, fazem com que ele queira perguntar. Mesmo os mais introvertidos sentem a necessidade de satisfação a esses anseios. A resistência entre professor e aluno ocorre quando o professor acha-se o "dono da verdade" e pensa que, se ele não transmitir seus conhecimentos, os alunos não serão capazes de pensar sozinhos. Talvez eles não saibam mesmo organizar seus pensamentos, e nesse caso o professor deve ser um orientador para essa organização, em vez de acreditar que os alunos não são capazes de pensar sozinhos. Geralmente, os professores valorizam muito as técnicas tradicionais, como as aulas expositivas, como único meio de transmitir o conteúdo escolar. A aula expositiva é uma dessas técnicas tradicionais de ensino, mas deve ser adequada às exigências do aprendizado de cada classe, levando em consideração os conhecimentos dos alunos. Ao empregar a aula expositiva, o professor pode assumir duas posições: dogmática ou de diálogo.A técnica da aula expositiva é mais viável se o professor optar pela posição de diálogo e observar alguns procedimentos que estabeleçam claramente os seus objetivos: planejar a seqüência da aula, manter o aluno em atitude de reflexão, dar alguns exercícios rápidos, fazer recapitulações das noções apresentadas e observar durante a aula os sinais de aborrecimento ou cansaço dos alunos.Um docente dogmático, durante a sua exposição, não permite perguntas, e, quando algum aluno o faz, ele começa um discurso inacabável e insensato a respeito de a classe estar conversando, não demonstrar boa vontade em aprender. Isso nos leva a crer que o docente também não consegue demonstrar a boa vontade em ensinar. Ele, na verdade, procura uma classe estática, mas isso não é possível, pois o mundo é dinâmico. Ao interromper sua exposição mesmo que seja nos primeiros minutos da aula, o professor demonstra com isso uma incoerência, pois qualquer disciplina tem de aceitar o diálogo. Se o trato com o ser humano for autoritário, traz descontentamento. E, no caso, o aluno desmotiva-se em tirar suas dúvidas. Tal fato é inadmissível, pois, afinal, é na sala de aula que deve ser esclarecida toda e qualquer dúvida. Nesse ambiente deve ser feito todo possível para satisfazer-se as necessidades de aprender dos alunos. Utilizar, portanto, o tempo para fazer repreensões, dizer que os alunos são indisciplinados, arrogantes, perturbadores da ordem, que eles não dão valor ao tempo que ali estão é uma atitude questionável, pois o professor, ao fazer isso, também está perdendo seu tempo, sem conseguir demonstrar a real necessidade do comprometimento no aprendizado. O discurso soa como dos mestres autoritários, que querem seus alunos passivos, quietos e acríticos. O comportamento dos adolescentes está mudando. Eles não são agressivos, são apenas críticos, e alguns professores não aceitam críticas e questionamentos. Segundo FREIRE (2000), o professor autoritário afoga a liberdade do educando. O professor não deve resvalar para a agressividade e emotividade, visto que o produto do aprendizado e da técnica é cada vez menos proveniente do talento improvisado de poucos. Na educação não devem existir improvisos, pois somente com muito planejamento e flexibilidade o professor conseguirá detectar e ajustar as necessidades de seus alunos, ajustando o seu atendimento ao mercado que espera por eles.

NÓVOA (1991) nos fala do encanto, da emoção de possibilitar o desenvolvimento intelectual dos alunos. Essa paixão apontada pelo autor é a mesma que todos devem ter em escolher sua profissão, ao pesar os prós e os contras dessa escolha. Assim que isto estiver feito e o profissional decidir o que quer, deve se envolver sempre mais e mais com sua carreira. Na educação é ainda mais importante este envolvimento, mesmo porque ela é responsável por muitas "cabeças". O professor autoritário não conseguirá aproximar-se de seus alunos, e vice-versa. Como um bom professor deverá orientar seus alunos, se não conseguir ver suas necessidades? Quando o professor que ainda ministra suas aulas tal qual seus antecessores o faziam, o que se vê é que, quando um fala, todos se calam. Será mesmo que ao se calarem, estão aprendendo o conteúdo, ou estão aprendendo a serem pessoas passivas e sem interesse?Por diversas vezes deparamos com aulas não planejadas, exercícios resolvidos por tentativas, dando uma margem de pensamento aos seus alunos que nem esses eles, docentes sabem como finalizar. Quando algum aluno lhes faz perguntas, ou simplesmente diz não entender o que ele acabou de fazer, esses professores culpam-no por não prestar a devida atenção desde o início, e não conclui o exercício, responsabilizando a classe pela falta de interesse. Entretanto, é possível perceber que uma parte dos professores não sente necessidade de se formar. Em geral, isto acontece porque pensam que o saber fazer é uma questão de dom ou de experiência, e não acreditam que os psicopedagogos ou outros especialistas possam dar-lhes qualquer ajuda. Estes professores protegem-se da formação em nome de uma concepção da profissão que nega o seu próprio sentido. Isto está muito claro na formação contínua. Quando é facultativa, há quem a ignore totalmente, quando é obrigatório, nada impede que se leia jornal ou se durma durante o seminário. A possível solução poderia ser o professor poder continuar ministrando suas aulas expositivas, mas adotando uma posição sempre voltada ao diálogo, já que seus alunos procuram essa troca e necessitam dela. Se o professor adotar uma postura mais construtivista, e deixar um pouco de lado o que ele imaginou como aluno ideal e se preocupar com o aluno real, tudo poderia ser amenizado em sala de aula. Para ROSA (2000), os professores, por não saberem trabalhar com o aluno real, transferem a culpa, por seu fracasso, e, cansado de tentar, o aluno real desiste e vai embora. Os que permanecem até o fim levam consigo um estranho sentimento de vazio e a certeza de que muito pouco a escola teve para lhes oferecer. Dessa forma, muitos desses alunos entram para o mercado de trabalho sem o conhecimento necessário.Ao professor que atua de forma dogmática, diríamos que precisa fazer um novo planejamento, um curso ou ler mais sobre prática e didática de ensino; tentar aceitar as mudanças do mundo e não querer ensinar da mesma forma com que ele aprendeu; ser flexível e estar mais preocupado com o aluno. E assim pode transformar-se em líder (PILETTI,1993) de seus alunos, e todos poderão vê-lo como um profissional atualizado, disposto a ajudar e orientar seus educandos. O professor com algum tipo de liderança desperta o espírito criativo em seus alunos, atende ao desenvolvimento social e providencia modificações que proporcionem formas mais eficientes de enfrentar as mais diferentes situações.

O espírito criativo, nos dias atuais, é mais necessário do que nunca, uma vez que as exigências sociais tornam-se cada vez mais prementes, em conseqüência do aumento da população e a democratização da educação, que predispõe maior número de pessoas a aspirar pela participação nos bens materiais e espirituais da cultura. O atendimento ao espírito criador do educando favorece também o desenvolvimento da sua personalidade e a explicitação de todas as suas potencialidades inatas. Fazer com que o aluno seja livre para pensar e tenha possibilidades de desembaraçar-se perante uma questão, para não ser levado a aceitar ou assumir atitudes que não sejam fruto de sua própria decisão, é dever do educador que oferece oportunidades para o aluno se desenvolver, ser criativo e crítico. O papel do professor é, muitas vezes, decisivo, pois depende dele, da sua liderança e compenetração serem bem ou malsucedidos o entendimento e a compreensão tidos pelos alunos. Conclui-se que todos os métodos são válidos, quando se observa a quem vamos aplicar cada um deles. Não devemos estacionar no tempo, nem devemos querer ensinar da mesma forma pela qual aprendemos. Se o resultado do método utilizado for desfavorável, devemos verificar e planejar novamente os procedimentos para que esse insucesso deixe de acontecer, e, se for favorável, o planejamento precisa considerar o público a quem será aplicado, para que obtenha melhores resultados ainda. O professor deve estimular os educandos a pensar, criticar e analisar, para que ele se fortaleça e possa enfrentar o dia-a-dia desafiador no qual vivemos. Os docentes precisam acompanhar as mudanças e aceitá-las, participando mais do cotidiano dinâmico de seus alunos, para poder dar e receber o merecido reconhecimento. Para o bom andamento de uma de aula, o professor "ideal" deverá acompanhar os avanços de seus alunos, diagnosticando suas falhas, alimentando as discussões, com materiais e textos e, até mesmo, impondo limites, quando necessário. Isso não faz do professor, porém, o "dono da verdade", a quem cabe tomar todas as decisões. Dependerá ainda dele a criação e o fortalecimento de um ambiente cordial e afetivo, de vínculos que possibilitem a tomada de decisões conjuntas, ou seja, entre professor e alunos.

( Leliane Aparecida Castro Rocha)